sábado, 25 de junho de 2016

Leite de Coco

Para quem é vegano ou possui algum tipo de alergia ao leite de origem animal, o leite de coco caseiro é uma receita bem conhecida. O "leite vegetal" é uma alternativa ao leite, variando conforme o(s) ingrediente(s) escolhido(s) (normalmente alguma oleaginosa). Embora eu não seja vegana e nem vegetariana, nunca apreciei o leite de vaca, e, hoje, pela forma com que é produzido, não vejo motivos para consumi-lo.
Entre os leites vegetais, um dos meus preferidos é o leite de coco caseiro, que difere bastante do que compramos em supermercados, que não é voltado para o consumo puro. A textura é mais fluida, pois o industrializado contém espessante, e o gosto mais suave, porém com o coco mais acentuado. Fica uma delícia como acompanhamento de frutas, pães ou bolos no café da manhã ou no lanche da tarde. Igualmente, batido com frutas ou substituindo o leite animal em receitas (só é preciso cuidar a consistência e, se necessário, adicionar algum espessante natural como ágar-ágar ou goma xantana, por exemplo).

Foto: Lucile / (A)FLORA.
Eu moro no Rio Grande do Sul e por aqui é mais difícil encontrar coco fresco, mas consigo o coco ralado e congelado, o que é suficiente para a receita. Compro um pacote de 500g e uso para duas feituras. Para isso, tenho que retirá-lo do congelador uns quinze minutos antes, pois facilita quebrá-lo em duas partes e, também, no processar.
A quantidade de água varia conforme o gosto, eu prefiro mais concentrado... Percebo que nas receitas, normalmente, usa-se uma parte de coco para quatro de água, ou seja, 250g de coco para 1 litro de água, eu uso uma parte de coco para três partes de água.
Uma dica para o inverno é usar a água morna, pois o coco é gorduroso e com água na temperatura ambiente, agora fria/gelada, perde-se bastante óleo, que fica no copo do liquidificador e também no coador.

Ingredientes:
250g de coco ralado e congelado;
750 ml (ou 1 litro) de água filtrada em temperatura ambiente (ou morna em dias frios).

Modo de preparo:
Descongelar o coco por aproximadamente 15 minutos.
Bater os ingredientes no liquidificador por cerca de 3 minutos.
Passar o leite por um coador de pano (desses de café), espremendo para retirar o máximo de líquido possível.
Em seguida, armazenar o leite de coco na geladeira, de preferência em jarra de vidro com tampa. É normal que ele fique bifásico, basta mexer com uma colher para que fique homogêneo. Dura cerca de 3 a 5 dias.

Foto: Lucile / (A)FLORA.
Com o resíduo prepara-se a farinha de coco, que por sinal é super cara, pelo menos aqui. Apenas coloca-se o resíduo em fogo baixo na frigideira. Deve-se mexer sempre, até que o coco fique seco (quando ele começar a dourar, desligar). Também deve ser conservado na geladeira (já deixei fora e mofou). Utiliza-se em massas de bolos, para salpicar vitaminas, etc.

Foto: Lucile / (A)FLORA.
Bom apetite!

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário